quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Analisando a questão do ser artesão

Pessoal,
Recentemente, ouvi um comentário de uma pessoa q. é agora, ex-artesã. Uma pessoa talentosa,boa professora, mas q. deixou o artesanato por "não dar dinheiro". Sob a ótica dela, ela tem razão.O Artesanato não dá dinheiro mesmo, a não ser para poucos q. o vêm como empreendimento, pq se o artesão coloca seu trabalho apenas como passatempo, ele realmente não vai ganhar dinheiro com este ofício.
Para se ter sucesso, é preciso investir, é preciso persistir e como é difícil aplicar estas duas palavras na nossa vida. Investir significa dinheiro, tempo, esperança, força de trabalho. Persistir é querer mais, é não se abaixar diante das dificuldades, mas noto q. muitas vezes estas duas atitudes parecem q. não querem nos acompanhar. Daí, chegamos naquela fase em q. temos de escolher: uns, desistem,como aquela pessoa q. citei no início, outros persistem, como a Rosely Ferraiol q. foi uma das pessoas maravilhosas q. conheci nesta trajetória desde q.  assumi este caminhar.
Bem, acredito q. o q. falta é incentivo: público principalmente, pq os artesãos não dispõem de cursos, nem incentivos, nem palestras q. os capacitem. Os órgãos q. deveriam proporcionar isso, parecem não ter interesse nenhum no artesanato, pois "não rende dinheiro". Mas a moeda do cidadão é o voto. Portanto, nestes próximos anos, teremos eleição e o artesão, assim como sua família, são eleitores.
Sinto q. a categoria artesão está engessada. Não se move, pois não há união, não há coesão entre si. Não lutam por uma causa, mas cada um fica na sua, esperando, esperando...se esperar, não se faz nada. Se as pessoas esperassem, não estaríamos agora, com uma luta acirrada pela Presidência da República, pois estaríamos ainda na ditadura.
AGIR - esta palavra q. causa medo, tem de ser retirada de dentro do nosso íntimo pois assim conseguiremos chegar em algum lugar. SE vc quiser chegar a algum lugar, claro.
Boa noite a todos

2 comentários:

Leticia Seki disse...

amiga, amei seu artigo! infelizmente se não tivermos coragem não dá pra fazer mesmo disto nossa profissão. coragem de lutar, coragem de perder pra um dia poder vencer, coragem de ouvir coisas pessimas e ainda ter a coragem de seguir em frente, tirando o bom do ruim. fica com Deus amiga! bjksss

Simone disse...

Isso que vc disse é verdade, mas também é verdade q. é preciso ficar firme naquilo em q. acredita.
A profissão de artesão é uma das mais antigas do mundo, se não for a primeira, porém não está entre "As 10 mais bem pagas" de uma revista de records.
O artesão é como uma formiguinha, mas um formigueiro pode muito!
É preciso unidade para termos visibilidade.
Bjs,
Simone