terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Oficina de biscuit para crianças - gratuito!

Pessoal,
Hj estou entusiasmada! Estou tendo muito q. postar e eu adoro informar vcs.
Este é de oficina de biscuit voltado a crianças. Os pequenos adoram aprender e devemos incentivar isso, hj são muito espertos e estar em contato com essa turminha é muito legal!
Vamos levantar da cadeira e levar a garotada para aprender artesanato?
Este é direto do site da Prefeitura de S. José dos Campos!

Imãs de geladeira confeccionados em biscuit por crianças com mais de seis anos de idade na Casa de Brinquedo do Jardim Santo Onofre, em São José dos Campos.
ARTESANATO –  As peças são ensinadas nas oficinas organizadas pelo Fundo Social de Solidariedade. Nesta quinta-feira (24), a oficina será na Casa de Brinquedo do Galo Branco e no dia 3 de março no Novo Horizonte. As oficinas ocorrem das 9h às 12h e das 13h às 16h. No curso, as crianças aprendem a utilizar o biscuit, um tipo de massa a partir da mistura de amido de milho, cola branca, limão ou vinagre e vaselina. De fácil modelagem manual, o biscuit aceita tingimento e pintura com diversos tipos de tintas e corantes. Por não precisar ser cozida em forno e secar em contato com o ar, também é conhecida como porcelana fria.

Acrescento ao texto, os endereços!

Casa de Brinquedos Galo Branco

Rua Felício Jabor Nasser, 1025
Telefone: (12) 3905-3713

Casa de Brinquedos Novo Horizonte

Rua dos Eletricistas, 320
Telefone: (12) 3907-1016

Bjs a todos e dêem esta oportunidade aos pequenos!

Curso de Costura gratuito!

Pessoal, ainda dá tempo!!
Corra, corra se vc quiser fazer sua inscrição para o curso de Corte e Costura promovido pela Pref. de S.José dos Campos-SP.
As aulas terão início depois do carnaval, loguinho na quinta pós carnaval. As vagas agora são apenas para o período da tarde.Garanta sua vaga indo se inscrever no endereço:
R. Carvalho de Araujo, 549 - V. Maria . Esta rua fica na esquina do Baita Burguer para quem vai pela Av. Sebastião Gualberto e se vc vier pelo centro da Cidade é só continuar em frente, descendo a Rua Francisco Rafael (rua do cemitério), ao invés de virar para a R. Siqueira Campos (rua do Mercadão).
As aulas são na segunda e quarta ou terça e quinta em dois períodos:
Tarde: 13h00 às 16h00

Bjs a todos!!

Ainda dá tempo!!

Pessoal,
A pós graduação em Cultura Popular Brasileira, na Univap continua com inscrições abertas. O curso terá início no próximo bimestre, portanto, não perca esta chance. Leiam o post com detalhes que publiquei recentemente clicando aqui. Observem apenas q. a data de inscrição e início das aulas, mudou...
Mas se vc está ansioso(a) para saber mais, liga logo para (12) 3949-2292 e fale com Ana, uma pessoa muito simpática.
Para se inscrever, primeiro preencham o questionário no site do posgrau e nos encontraremos nas aulas, ok?
Bjs a todos!

Curso gratuito de empapelamento

Pessoal,
A técnica de empapelamento é muito útil para diversos usos e pode ser aprendida gratuitamente, aqui , em São José dos Campos.
Leiam o texto abaixo e participem!

Aprenda técnicas de empapelamento, viola e danças folclóricas


O Grupo Piracuara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, está de portas abertas para interessados em aprender técnicas de empapelamento, a tocar instrumentos de percussão, viola ou mesmo fazer aulas de danças folclóricas. As oficinas são gratuitas e não é preciso fazer inscrição. É só chegar e participar. Todas as oficinas acontecem na sede da Fundação Cultural.

Confira os dias e horários:

Empapelamento – segunda e sexta, das 14h às 18h (participantes aprendem a fazer bonecões e máscaras com papel-jornal e cola artesanal, de goma de polvilho).
Danças folclóricas – segunda e quarta, das 19h às 22h (bumba-meu-boi, frevo e batuque, são algumas das modalidades ensinadas).
Viola – segunda e quinta, das 19h às 22h (o Piracuara possui sua própria Orquestra de Viola Caipira, com ensaios abertos).
Percussão – sexta-feira, das 14h às 21h (são ensinados vários estilos de músicas, como maracatu, afoxé, coco, entre outros).

Serviço: Grupo Piracuara (sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo) – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade. Mais informações pelo telefone 3924-7357.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Riscos para o carnaval

Pessoal,
Muitas vezes procuramos riscos para enfeitar as camisetas para as folias de momo, não é mesmo?? Portanto, fiz umas buscas na net, e posto aqui, para vcs, alguns desenhos. Divirtam-se, coloquem muito brilho e liberem as cores!
bjs a todos!





terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Curso para a Páscoa!

Pessoal, esta é direto do site da Pref. de SJCampos!

Curso ensina a fazer enfeites de Páscoa

Para quem quer reforçar a renda familiar, aproveitando as datas comemorativas, tem a oportunidade de participar do curso de Artesanato de Páscoa coordenado pela Divisão de Ensino Profissionalizante da Secretaria de Educação, de São José dos Campos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até quarta-feira (16). Os participantes aprenderão a confeccionar coelhos, cestas, guirlandas, entre outros enfeites.
O curso é gratuito e para se inscrever os interessados devem ligar para os números: 3947-6398 (com Sueli) ou 3947-3148 (com Sonia). As aulas terão início no dia 23 e serão ministradas às quartas-feiras, das 13h30 às 16h30, na Capela do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que fica na Praça Marechal Eduardo Gomes, número 50, Vila das Acácias.
A idade mínima para participar é de 16 anos e no ato da inscrição é necessária apresentação do documento de identidade.

http://www.sjc.sp.gov.br/noticiaspmsjc.asp?id=24798

Teclado vai pro lixo? Recicle!!

Pessoal,
Como jogamos coisas fora....poderiam ser reutilizadas, ganhar novas funções como xícaras q. viram vasinhos, garrafinhas de diversos formatos q. ficam uma graça agrupadas e agora, se não bastasse tantas coisas ainda temos nosso lixo tecnológico...ai, ai...
Bem, nem tudo está perdido! Para reciclar aquele tecladinho velho, vi idéias bem legais no site: http://www.reciclagemfacil.com.br/ . Aqui, algumas fotos!

Adorei este q. tem como base os disquetes e colado neles, as pecinhas de teclado.
Bacana tb este q. é uma agenda com as pecinhas coladas. Acho q. devem ter usado aquelas colas definitivas, pq cola quente, com o tempo, soltaria...

Conhecendo a tipologia do artesanato

Pessoal,
Nas minhas pesquisas matinais, encontrei no site do Sebrae um artigo muito importante: tipologia do artesanato.
Necessário saber-se isso, portanto,  deixo o link para esclarecer qualquer dúvida.
Buenos para vcs!
http://www.sebrae.com.br/setor/artesanato/sobre-artesanato/tipologias-e-categorias/integra_bia?ident_unico=13919

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Artesão no facebook

Pessoal,
Abri uma página tb no facebook. Basta clicar no profile http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100002106603466  ou ir na janelinha procurar e digitar: jornal O Artesão. Pronto!
Estarei postando lá tb e será mais um canal de interação entre nós.
Espero vcs lá!
Bjs!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Coletânea interessantíssima sobre..artesanato, claro!!

Pessoal,
Hj encontrei uma caixinha com 5 livrinhos q. me deixaram encantada. Estava eu, lá numa livraria de um shopping de S. José dos Campos quando me deparei com aquela coisa maravilhosa. Confesso q. não tinha visto ainda uma publicação desse gênero.
Investimento para quem gosta de artesanato não apenas como hobby mas para saber como é feito o artesanato tradicional, aquele de renda, palha, em madeiraou seja, falo do artesanato tradicional. Ultimamente, venho me preocupando com este tema. Tanta modernidade, tanta coisa q. não podemos deixar q. o artesanato tradicional se desconfigure ou desapareça. Me pergunto qual o artesanato característico de sua cidade...vc pode responder?
Abraços a todos e coloco a capa da "caixinha mágica" para vcs, quero dizer, do kit com os livrinhos. Vejam a imagem abaixo.

O link para a editora desta publicação é:
http://www.reptileditora.com.br/catalogo/detalhe/book_id/12

Bjs a todos!!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Pós Graduação na Univap em Cultura Popular Brasileira

Pessoal,
Para quem ama cultura popular, incluindo nisso o artesanato e assuntos afins nada melhor q. fazer uma pós graduação nesse tema.A Univap é a única universidade brasileira com um curso voltado a esta temática. Uma oportunidade ótima para quem quer se especializar e manter vivas nossas tradições brasileiras e com conteúdo científico, abrindo assim campo para poder fazer pesquisas e lecionar. Para saber mais sobre essa pós, tem um link abaixo e a mensalidade desta pós não é cara, custa R$ 300,00 reais por mês, bem menos q. a maioria das pós oferecidas. Ah, não ganhei nada para divulgar isso, apenas cumpro meu papel de jornalista.
Pós Graduação em Cultura Popular Brasileira
Início: 12 de março de 2011
Local: Univap Urbanova
Fone: (12) 3949-2292
Duração do Curso: 18 meses com aulas aos sábados das 9h às 17h

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vídeo interessante!

Pessoal,
Em minhas pesquisas matutinas, achei esta série feita pela Fundação Joaquim Nabuco e q. está lá na TV Câmara. Sabiam q. a TV Câmara tem programas interessantes além daquele blá-blá-blá dos discursos? Pois é. Estou aqui, disponibilizando prá vcs um vídeo, mas vcs podem acessar o site da TV e assistir aos demais q. são muito interessantes. Apesar da produção ter sido feita há alguns anos, continua atual.
O vídeo mostra a renda tradicional em diversos estilos. Sinto q. há uma necessidade de mantermos vivo o artesanato tradicional, aquele mesmo passado de geração a geração. A internet pode agregar esses valores a partir do momento em q. divulgamos coisas assim.
Para assistir basta clicar no botão seta da janelinha do vídeo q. ele começa a rodar.
TV Câmara: http://www2.camara.gov.br/tv/materias/OLHARES/183778-SERIE-NORDESTE-FEITO-A-MAO---ARTESANATO-DE-RENDAS-E-BORDADOS-(REALIZACAO:-FUNDACAO-JOAQUIM-NABUCO).html

Espero q. gostem do vídeo e comentem!
video