sábado, 3 de abril de 2010

Como calcular preço dos seus produtos

Pessoal,
Transcrevo aqui, parte de uma materinha q. saiu na Revista Faça Fácil Ano 2 n.13- q. diz como calcular os preços.

"Atente-se para as despesas

Para calcular a estrutura das despesas, siga o seguinte modelo:
- Calcule o custo direto variável, por unidade: material (tinta, caixa, papel, miçangas, entre outros); mão de obra terceirizada (marceneiro), se houver a necessidade; e o valor gasto com a embalagem, quando solicitada pelo consumidor;
- Agora, compute o custo fixo gasto com a produção mensal: transporte, energia elétrica, aluguel, pró-labore;
- Some este último resultado pelo custo direto variável, de cada unidade. A quantia obtida será o custo total investido em um único quadro, caixa, móvel, cartão, entre outros já prontos;
- Para finalizar , estime a porcentagem de lucro pretendida para cada peça. Lembre-se de que ele costuma variar de 50% a 200%, de acordo com o grau de dificuldade da técnica utilizada e com o seu valor de mercado previamente estabelecido. O designer Peter Paiva costuma somar uma média de 200% de lucro, tendo sempre em vista a idéia do produto. "É importante lembrar que, como estamos vendendo arte e isso saiu da nossa imaginação, o custo do material pode ser quase zero, mas a idéia conta muito", explica. Na sequência, some o custo total gasto com a unidade por esse percentual e, assim, você terá o preço de venda de sua criação.
- A partir de então, compare o resultado do cálculo com o preço médio cobrado pela concorrência. Caso ele seja muito superior, avalie melhor a forma na qual o seu gasto tem sido feito e se é possível cortar despesas. No entanto,lembre-se que a qualidade dos materiais deve ser sempre considerada acima de tudo. Depois de todo esse processo,concentre-se nas vendas e utilize o faturamento, para comprar novos materiais, aprimorar o seu negócio, por meio de detalhes exclusivos e inovadores, ou ainda para investir em cursos q. possibilitem novos conhecimentos e um maior destaque no mercado."

Nenhum comentário: