segunda-feira, 9 de março de 2009

Reflexão sobre a crise (?)

Olá,
Há quase seis meses somos bombardeados por reportagens e informações sobre a crise econômica q. avassala o mundo. A imprensa se esmera em nos convencer que a crise existe e que ela já está nos atingindo como a tsunami atingiu a Indonésia.
Porém, creio que nós, brasileiros, estamos mais habituados a viver em crise do que europeus e americanos e, portanto, mais adaptados a dar nosso jeito em tudo.
Vendo a Record esta noite, iniciei minha reflexão,que há alguns dias, está se esboçando na minha mente. Ao contrário do que parecia, eles falaram do seu crescimento e de planos de expansão para a rede.
Vocês podem pensar porque estou comentando isso...vamos lá:
1. INVESTIMENTO - É preciso ser ousado. Qualquer empresário tem ousadia e a ousadia nos impulsiona a investir no nosso negócio. Não importa se vc é artesão, se tem loja ou se tem atelier...é preciso INVESTIR para crescer. Investir tempo, investir dinheiro, investir em conhecimento, investir em maquinário, investir em promoção. Portanto, se vc quer crescer, tem de abrir mão, tem de pensar q. não está gastando, mas está dando oportunidade a si mesmo de crescer.
2. CAPACITAÇÃO - Aprender sempre, estar antenado, estar em dia com as novidades do seu trabalho. Aprender sobre gestão, empreendedorismo, noções de marketing. Se capacitar é importante! Uma palestra, um curso, uma leitura, uma visita a sites da internet, uma visita ao Sebrae. Capacitação é algo que nos leva ao estágio da
3.INOVAÇÃO- Criar, inovar...uma leva à outra. Quem cria, inova e quem inova, acaba criando algo. É preciso criar promoções, conhecendo novas formas de usar materiais, agradando seu cliente, renovando sua loja, fazendo com que quem chegue para conhecer seu produto, se sinta bem.. Não importa se vc é lojista ou se trabalha em casa ou na feira de artesanato. INOVE!!
Durante o ano passado, vi 3 clientes fecharem as portas. Tudo que escrevi aí em cima, disse para eles. Olharam para mim com um certo desdém. Acharam q. deveriam comprar material ao invés de anunciar. Não entenderam que quando se anuncia, se propaga uma marca, um produto, que não apenas alguns, mas muitos vão conhecer vc.
Esta é minha mensagem neste final de semana.
Boa semana para todos

Nenhum comentário: